quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Ravióli de queijo ao molho de espinafre




Massa caseira é incomparavelmente mais gostosa, e de quebra ainda é mais saudável. Eu não era muito fã de massas, mas, depois que comprei a “máquina de massa caseira” fiquei apaixonado. Tanto que no blog já temos mais receitas de massas do que de carnes. Temos Fettuccine ao Funghi RisottoWaffles e outras.


Hoje vamos fazer massa de ravióli.
Para segurar o recheio, ela tem que ser uma massa mais firme, com menor quantidade de água do que as demais.

Massa

·       150 gramas de farinha de trigo;
·       1 ovo;
·       10 ml de azeite;
·       Sal;








Modo de preparo:

Em um recipiente grande coloque a farinha, faça uma coroa, despeje o sal em cima da farinha.  Despeje o azeite e o ovo no centro. Comece a trabalhar a massa. Retire a massa da vasilha e sove durante uns 15 minutos, continue sovando até que a massa fique suave e bem integrada. Faça uma bola e deixe a massa descansar por 2 horas.


Após as duas horas, dívida a massa em duas, abra um pouco a massa e passe algumas vezes na máquina de macarrão, sempre comece da parte mais grossa até a mais fina.
Reserve a massa. 





Molho

Ingredientes:

·       1 maço de espinafre;
·       20 ml de agua;
·       200 ml de creme de leite;
·       1 cebola grande;
·       Sal. 


Modo de preparo:

Em água fervendo com sal, coloque as folhas de espinafre, deixe durante uns 3 minutos. Logo após esse tempo, coloque as folhas em água bem gelada, de preferência com gelo dentro.
Após o choque térmico retire as folhas e coloque em um liquidificador com 20 ml de água. Bata por uns 2 minutos ou até que as folhas estejam completamente processadas.


Corte a cebola em pequenos pedaços, em uma frigideira doure a cebola e adicione o caldo verde, sempre mexendo, adicione o creme de leite até que o creme adquira consistência.
Experimente e corrija o sal.
Reserve o creme.

Dica: Se o creme estiver muito ralo, coloque um pouco de amido de milho peneirado. 

Montando o ravióli:




Estique metade da massa em uma forma própria para Ravióli (comprei no Mercado Central-BH por 6 reais). Pressione a massa contra a forma, cuidado para não romper a massa. Em cada quadradinho coloque um pouco de queijo e uma folha de manjericão. Pegue a outra metade da massa e coloque por cima do recheio. Para fixar, aperte bem as extremidades de cada quadrado.
Retire os raviólis da forma e reserve-os.

Preparando os Raviólis:

Prepare-os em água bem quente com sal. Conforme já ensinamos, nunca coloque óleo na água.     

Montando o prato:

Em um prato fundo, coloque os raviólis e o molho por cima.
Lembre-se, você sempre pode variar no recheio e no molho. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: