segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Brioche de Gruyère



"Se o povo está com fome e não tem pão, que coma brioche". A frase teria sido dita por Maria Antonieta - mulher de Luís XVI, rei da França. A multidão faminta, em frente ao palácio de Trianon, não achou graça nenhuma. Tempos difíceis aqueles. Aristocratas comiam brioches, feitos de trigo refinado. Enquanto o povo tinha que se contentar com pães de massa escura, rústica e grosseira. Feitos de vários jeitos. Com bolotas de carvalho, sementes de uvas secas, casca de nozes e farinha de cevada (em certos casos, de aveia); ou juntando restos de farelo de vários cereais, que sobravam nos campos onde eram ceifados. Sem contar o "biscuit" (bis cuit significa cozido duas vezes) - pão seco do dia anterior, rejeitado pelos nobres, novamente levado ao forno das padarias.
Certo é que o Brioche nasceu bem antes de Maria Antonieta, sem consenso quanto à sua origem exata. Para uns foi na região da Bretagne, mais precisamente na cidade de Saint Brieuc. Daí teria vindo o próprio nome "brioche", posto que seus habitantes são conhecidos por "briochins". Para outros, veio das regiões de Champagne-Ardenne e Lorraine (nordeste da França). Brioche é a mais antiga receita de massa fermentada que leva na sua composição açúcar.
Nos primeiros tempos era privilégio de nobres, consumido apenas em ocasiões especiais. Com o tempo, foi se popularizando e passou a frequentar todas as mesas. Em cada região da França ganha formato e recheio próprios. Além da receita clássica, recebe variações com adição de frutas, passas, queijo. Depois ganhou o mundo - na Itália é "panettone" ou "pandoro"; na Alemanha, "stollen" ou "kugelhopf"; na Espanha, "pompes" ou "mouna"; em Portugal e Brasil, é "brioche" mesmo.

Texto de Lectícia Cavalcanti
Ingredientes:
220g de Farinha de trigo;
40g de Açúcar;
5g de Sal;
30g de Fermento biológico fresco;
3 ovos;
150g de Manteiga;
100g de Queijo Gruyère ralado. 


Modo de preparo:

Coloque em uma vasilha a farinha de trigo, o fermento, o sal (cuidado para o fermento não encostar no sal), o açúcar e os ovos (gelados). Trabalhe um pouco a massa. Acrescente aos poucos a manteiga gelada, sove a massa até obter uma consistência lisa e que não grude nas mãos.

Divida a massa em duas partes iguais, enrole em filme plástico e deixe descansar na geladeira por aproximadamente 1 hora.

Após esse período, acrescente o queijo Gruyère ralado, trabalhe bem a massa. 


Quando o queijo estiver bem agregado, conforme a figura abaixo, faça duas bolas, a bola menor deve ser 50% do tamanho da maior. (No meu caso foi uns 30% J).



Com o dedo indicador fure a bola maior, com a bola menor faça um cone, coloque o cone dentro do furo da bola maior.
Coloque a massa dentro de forminhas para brioche (pode-se utilizar formas de petit gateau), não esqueça de untar as formas.
Deixe a massa descansar e crescer por 2 horas.
Leve ao forno em pré-aquecido a 200 graus por aproximadamente 20 minutos.



Bon appétit!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: